domingo, 20 de fevereiro de 2011

caderno-residual | longe daqui, aqui mesmo

http://www.flickr.com/photos/ocupeacidade/5497884655/in/set-72157625987611241/

estávamos nas primeiras semanas de residência na casa das caldeiras, tinhamos tido muitas ideias e começado apenas algumas. era o nosso primeiro trabalho com um tempo maior de duração e com um projeto delimitado...
não sabiamos muito bem como dar andamento e executar nossas propostas...
naquele momento houve um encontro casual com o fabio (morais) na avenida paulista e, entre uma conversa e outra, surge um convite para participar do projeto que ele estava fazendo para a Bienal de São Paulo junto com a Marilá Dardot. Era a obra-terreiro 'Longe daqui, aqui mesmo', que tinha como parte da proposta um convite aberto para quem quisesse enviar fanzines, publicações de artista, livros-objeto, cadernos conceituais, livros de arte, livros de artista e o que mais se achasse que tivesse a ver...
já que estávamos meio à deriva naqueles primeiros meses de residência, sem saber como dar continuidade ao nosso projeto, resolvemos encarar o desafio e produzir um caderno-livro especialmente para o 'terreiro'.

daí surgiu o 'caderno-residual', produzido com a colaboração de alguns amigos e utilizando alguns tipos de materiais residuais: jornais da bienal anterior; folhetos dos mega condomínios que estão sendo construídos na região da água branca e barra funda; papéis diversos; imagens oriundas de uma pesquisa nossa sobre a história do bairro da barra funda; restos de madeirite encontrados no ateliê quando chegamos, etc...

alguns dias de trabalho e lá estava o nosso caderno-livro-coletivo....

contamos com a colaboração de miquel, raul, isabel, monica, zé do risco e outras pessoas que estavam visitando a casa das caldeiras em um (todo)domingo e acabaram entrando no ateliê.

este trabalho foi continuado através de oficina colaborativa de  novos livros-objeto, contando com a participação de diversas pessoas convidadas.

http://www.flickr.com/photos/ocupeacidade/5497884655/.
(Produção coletiva de livro-objeto,  com colaboração de alguns artistas,  para integrar o terreiro  “Longe aqui, aqui mesmo”, obra de  Fabio Moraes e Marilá Dardot, produzida para a 29 Bienal de São Paulo. 
Realizado em setembro de 2010 como parte do Projeto Residual dentro do programa de residência artística Obras em Construção, na Casa das Caldeiras.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário