terça-feira, 28 de junho de 2011

oficina colaborativa | arte postal | 09.04.2011


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

realizamos no dia 09 de abril de 2011 uma oficina colaborativa de arte postal, que teve algumas ausências devido a uma epidemia de ressaca entre os membros do grupo e de alguns convidados, mas que contou com a colaboração irreverente de patricia bertucci e do nosso companheiro peruano do equador renato rios.
cerca de 40 trabalhos foram produzidos e enviados para endereços de várias localidades do planeta.
os trabalhos que nos forem enviados serão arquivados e participarão de uma mostra a ser definida.
uma vez que o endereço remetente é o da casa das caldeiras, esperamos que este ponto se torne parte da rede mundial de arte postal e que os trabalhos que chegarem depois de nossa partida sejam resíduos de nosso tempo de permanência.




>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
este foi o convite que enviamos:

########################
[projeto coletivo de arte postal]
gostariamos de convidá-los para uma ação que iremos realizar neste sábado (09/04) em nosso ateliê temporário na casa das caldeiras.
a proposta é produzir coletivamente uma série de trabalhos a serem enviados por correio para diversas pessoas em diversas partes do mundo, de modo a formar uma rede de circulação de arte por correspondência.
o endereço do remetente será a casa das caldeiras e o dos destinatários escolheremos conjuntamente durante a realização da ação.
além da produção que faremos juntos no ateliê neste sábado, convidaremos outras pessoas que estão em outras cidades para produzir algo neste mesmo dia e enviar para o endereço da casa das caldeiras.
todos os que estão em outras cidades e confirmarem a participação receberão um dos trabalhos realizados neste projeto.
caso algum de vocês não possa comparecer neste sábado e mesmo assim queira participar, envie um trabalho para o endereço abaixo, além de responder este email com o seu endereço de correspondência.
local:
casa das caldeiras
av francisco matarazzo, 2000
são paulo/sp
cep. 05001-000
data:
sábado 09/04
início: 13hs
até sabado.
um abraço.
coletivo ocupeacidade 

terça-feira, 21 de junho de 2011

fábrica de cimento perus / MAOU / 03.04.2011

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
movimento artístico de ocupação urbana. MAOU.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



através da geórgia do coletivo barulho.org ficamos sabendo que ia acontecer esta ação em uma antiga fábrica de cimento no bairro de perus, zona norte de são paulo.

ficamos interessados em participar, pesquisamos um pouco sobre a história deste local e acabamos descobrindo coisas interessantíssimas a seu respeito. foi a principal produtora de cimento do brasil e teve um dos movimentos operários mais combativos de nossa história.
para mais informações veja:
www.ifch.unicamp.br/mundosdotrabalho/arquivos/elcio.pdf
http://osqueixadas.blogspot.com/2009_02_01_archive.html







>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
intervenção coletiva realizada em 03.04.2011 na antiga fábrica de cimento perus, que já foi a mais importante do brasil e que está abandonada desde os anos 1980.

foi palco de importantes movimentos sociais de resistência de trabalhadores que lá organizaram uma série de greves ao longo de várias décadas.

atualmente vem sofrendo pressão para ser derrubada e vendida. a comunidade local tem resistido e pretende fazer do local um museu, centro cultural ou algo que resgate a memória deste local. alguns grupos de artistas e demais colaboradores vem se aproximando desta comunidade de modo a fortalecer este movimento de resistência contra a especulação imobiliária.

o coletivo organizador desta ação foi o MAOU: movimento artístico de ocupação urbana.
http://dialeticasensoriais.wordpress.com/2011/06/07/fabrica-de-cimento-perus/


MAIS FOTOS!!!! CLIQUE AQUI!!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

fevereiro 2011 / rolê na pompéia

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

retorno. montagem. recomeço.

estamos ainda em fevereiro, nas primeiras semanas da segunda parte do projeto residual.
o ateliê tá pronto.

lembramos que produzimos no fim do ano passado vários trabalhos utilizando uns pedaços velhos de madeirite que alguém tinha deixado no ateliê antes de nossa passagem. resolvemos pegar esse material, uns lambe-lambes antigos e outros cacarecos e ir para as ruas.

saímos de bicicleta e encontramos uma ruazinha perto da padre chico com a augusto de miranda. o lugar era perfeito: uma pracinha estranha, um prédio em construção e abandonado há algum tempo, e um carro carbonizado...

era o local.

levamos os nossos resíduos de trabalho e começamos a montar o espaço em construção.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



OBRAS EM CONSTRUÇÃO
OBRAS INACABADAS

durante o processo encontramos um tiozinho (seu isaac) que virou parceiro colaborativo e acabou virando o curador do trabalho: "põe mais pra cá. isso... mais pra baixo. agora ficou bom.... era assim mesmo que era pra ficar!"...



mais fotos:
http://www.flickr.com/photos/ocupeacidade/5732148120/in/photostream